top of page

Qual a importância do Autocuidado

Atualizado: 26 de jan. de 2022



Vamos falar um pouco sobre autocuidado?!


Onde principalmente nós mulheres temos que lidar com uma “medicina” que vê nosso corpo como um sistema que está sempre precisando de reparos, com hormônios, dispositivos ginecológicos, cirurgias ginecológicas e estéticas. Não seria possível aprender com a candidíase, infecção urinária, infertilidade, endometriose; cistos no útero, ovários, mamas; e “cólicas menstruais”? Porque estamos adoecendo tanto nosso sistema reprodutor feminino e nosso corpo de mulher? Não seria o momento de aprendermos com esses desequilíbrios, escutar e acolher nosso corpo? Mudando alguns hábitos e rotina.

Parando de delegar para o outro a minha saúde e bem estar.



Nos dias que antecedem a sua menstruação e no dia que recebê-la, tire o pé do acelerador, diminua o ritmo na medida do possível. Reduza o açúcar refinado, farinha branca, derivados de leite e comidas industrializadas; deixe seu útero respirar. Tome chá quentinho; pelo menos duas porções por dia, faça escalda pés, cheire um óleo essencial de lavanda. Chegue do trabalho tome um banho e se possível se recolha, deixe o celular e o computador de lado, durma mais cedo e sonhe.

Fique mais em silêncio.

Observe-se, escreva, se toque, se olhe, chore, dê risada e aprenda com você mesma o que precisa ser mudado.

Estude sobre as fases do ciclo menstrual, se preferir faça mandala da lua ou não.

Conheça e desperte a potência das várias mulheres que te habitam, e como numa dança chame cada hora uma delas para bailar com você no ritmo da sua vida.


Autoconhecimento e autonomia são as melhores ferramentas de uma revolução! Cuidem-se Hermanas.


Nos amo ❤





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page